5 passos para uma senha mais segura

14 Dezembro, 2020

Os caracteres devem ser seguros e confiáveis. Criar senhas seguras para proteger os seus dados na web exige muito mais do que criatividade. É preciso seguir alguns cuidados básicos, e é essencial alterá-las regularmente. Mas fique tranquilo que vamos te ajudar!

 

A ESTRUTURA IDEAL PARA SENHAS SEGURAS

Quando nos cadastramos em algum serviço, somos orientados a criar uma senha com número mínimo de caracteres. Muitos sites, inclusive, não aceitam menos que 8 caracteres, e entre eles devem conter minúsculos, maiúsculos, números e símbolos. E o recomendado é que seguimos essas regrinhas pois favorecem uma criação de senha mais segura. Aqui vão 5 dicas:

  1. Escolher palavras com pelo menos 8 letras. Ex: hostgator
  2. Trocar letras por símbolos parecidos. Ex: ho$tg@tor
  3. Alterar uma letra por um número parecido. Ex: ho$tg@t0r
  4. Incluir duas letras maiúsculas. Ex: Ho$tG@t0r
  5. NUNCA repetir senhas!

 

FIQUE ATENTO E SE PROTEJA!

Senhas fáceis e repetidas podem gerar vários incômodos desde o vizinho usar o wifi da sua casa como cair em algum golpe/fraude na rede. Os perigos dos crimes virtuais crescem a cada ano, isso porque os golpistas invadem sistemas, divulgam links com “telas falsas” para capturar dados e chegam a corromper pessoas para montar um verdadeiro banco de dados ilegal.

Por isso para não correr esse risco é ideal seguir as dicas de criação de senha e ainda para adicionar uma camada a mais de segurança, ative sempre a autenticação em dois fatores via SMS ou aplicativo, de preferência. Isso significa que, além de checar o fator senha, você deverá autenticar seu número de celular, ou app, por exemplo.

GERADOR AUTOMÁTICO DE SENHAS SEGURAS

Com essas dicas do post de hoje é muito provável que você conseguirá criar senhas seguras e lembrar delas com facilidade. Mas, se mesmo assim ainda quiser outra opção procure por geradores automáticos como o Dashlane por exemplo. Assim você garante senhas mais seguras e contas também, trazendo tranquilidade ao navegar na internet.