Saiba como melhorar o desempenho do WiFi na sua casa

01 Setembro, 2020

 

O sinal do Wifi é muitas vezes lembrado apenas quando o sinal no celular ou notebook está baixo, ou quando está assistindo sua série favorita e ela trava, mas saiba que existem várias dicas de como melhorar o desempenho aí na sua casa. Apesar da comodidade, a verdade é que por ser uma tecnologia sem fio, você pode sim ter alguns problemas com instabilidade. 

Para que isso não seja mais um problema, trouxemos 6 dicas que vão te ajudar a melhorar o sinal do Wifi na sua casa.

 

1.VERIFICANDO A VELOCIDADE DA CONEXÃO

Quanto mais longe você fica do dispositivo mais baixo é o sinal da rede no celular ou notebook. Faça sempre o teste da sua velocidade em sites seguros como o Speedtest, assim você poderá medir a velocidade que está chegando na sua residência além de saber se está realmente oscilando ou não.

2.O MELHOR LOCAL PARA O ROTEADOR

Ter problemas com a cobertura de sinal é normal, o sinal é propagado pelas antenas em todas as direções, quanto mais no centro que o roteador fica da casa melhor, assim ele tende a chegar em todos os ambientes. É importante também dar preferências a lugares mais altos, como em cima de um móvel e sem obstruções ao redor do aparelho, lugares como atrás da TV, embaixo da mesa do computador, próximos ao micro-ondas, geladeiras ou até paredes mais grossas não é a melhor opção.

3.OPTE POR UMA REDE 5GHz

Os roteadores mais novos possuem suporte a redes dual band, que dizem respeito a frequência em que seu sinal de WiFi irá trabalhar. Enquanto as redes de 2.4GHz possuem alcance maior que o de 5GHz, esse por sua vez perde menos pacote e estão sujeitos a menos interferências, oferecendo assim uma velocidade maior, porém o alcance dele é menor que o de 2.4GHz.

4.ESCOLHA O ROTEADOR IDEAL

As tecnologias mudam rapidamente e uma das melhores maneiras de acelerar sua rede sem fio é utilizar o hardware mais moderno. Wireless-N (802,11n) e Wireless-AC (802,11ac) são tecnologias mais novas e mais rápidas, enquanto Wireless-A (802,11a), -B (802,11b) e -G (802,11g) são mais antigas e mais lentas.

Os roteadores Wireless-AC mais novos possuem velocidades de transferência de dados até três vezes superiores às dos modelos Wireless-B/G/N mais antigos e oferecem funcionalidade de “banda dupla” para que você possa liberar canais para os dispositivos sem fio mais antigos acessarem. Verifique sempre a configuração antes de comprar um novo roteador.

5.UTILIZANDO REPETIDOR DE SINAL

O repetidor de sinal é uma ótima opção para quem tem casa grande. Ele basicamente “replica” o sinal do WiFi para mais cômodos da casa, aumentando o alcance e oferecendo assim um sinal melhor.

6.QUANTIDADE DE APARELHOS CONECTADOS NO WIFI

Esse também é um fator importante quando o assunto é desempenho do WiFi pois quanto mais dispositivos conectados mais lento a conexão. Se você não tem uma senha para o seu WiFi, provavelmente outras pessoas estão usando sua banda larga agora mesmo! Por isso, estabeleça uma senha.

Levando em conta todas essas dicas valiosas o desempenho do WiFi tanto na sua residência como empresa irá subir rapidamente. Em caso de dúvidas procure um especialista de internet CmNet.